segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 30/09/2011

O cenário econômico na última semana permaneceu indefinido e sugerindo, ainda, um quadro recessivo para a economia mundial. A economia brasileira já começa a dar sinais de contágio da crise externa e após os indicadores da indústria, divulgados pela FGV, apontarem para o recuo no mês setembro em relação a agosto e ao mesmo período de 2010.

Diante das perspectivas de queda do consumo e dos preços de insumos, juntamente com as apostas de um cenário inflacionário mais contido, as taxas de juros também apresentaram recuo na última semana.


Seguindo o caminho da curva de juros futuros e das expectativas de inflação as taxas das NTN-Bs também registraram queda na última semana.


O cenário recessivo derrubou também a inflação implícita embutida nos títulos públicos.


Já as expectativas de inflação apuradas pelo Boletim Focus pouco oscilaram na última pesquisa realizada dia 30 de setembro.


Para esta semana ainda perdura o cenário de quedas das taxas de juros por conta dos receios em torno da recuperação da economia mundial.


Referência bibliográfica

ANDIMA. Estrutura a Termo das Taxas de Juros Estimada. Disponível em: http://www.andima.com.br/est_termo/Curva_Zero.asp

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.

__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp

BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp

LEONEL, Josué; CUADROS, Alexander. Mercado hoje: Dólar sobe e bolsas caem com desaceleração global. Matéria publicada pela Bloomberg em: 30/09/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário