sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Mercados de taxa de juros – 17/02/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

Os juros futuros registram na manhã de hoje a mínimas históricas nos contratos mais negociados após a divulgação dos dados de inflação pela FGV e pelo IBGE.

Apesar da alta do grupo Educação, o IPCA-15 de fevereiro registrou alta de 0,53 por cento e contribuiu para a queda das taxas de juros no dia de hoje. O grupo que mais contribuiu para a desaceleração dos preços neste mês foi o de Alimentação que depois de registrar alta de 1,25 por cento de alta em janeiro, registrou, em fevereiro, alta de apenas 0,29 por cento.

Mais cedo a Fundação Getúlio Vargas divulgou a segunda prévia de fevereiro do IGP-M que registrou deflação de 0,11 por cento. O resultado veio abaixo das expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg que esperavam por uma deflação de apenas 0,02 por cento.


Também tivemos como destaque da agenda econômica local na manhã de hoje a divulgação do desemprego no país que registrou a marca de 5,5 por cento no mês de janeiro. O resultado é o menor para o mês e a tendência é de que com as medidas macroprudenciais possamos ter mais recuo da taxa para os próximos meses.

Ontem as taxas recuaram impactadas, principalmente, pelo bom resultado do IPC-S e do IPC-Fipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário