Bem-vindo ao Econocratum. Nosso propósito é ir além dos números, conectando a análise econômica com a reflexão crítica sobre o mercado financeiro. Aqui, você encontra insights sobre investimentos, política e o papel do capital na sociedade. Traduzimos o complexo de forma acessível, buscando entender as causas e os impactos por trás de cada dado. Se você procura um conteúdo que une técnica e questionamento, este é o seu espaço.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Mercados de taxa de juros – 22/02/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
A piora nas expectativas de inflação para 2013, apuradas pela pesquisa Focus, fez com que as taxas futuras de juros subissem pelo segundo dia seguido.
Segundo projeções dos economistas ouvidos pelo Banco Central, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, será de 5,11 por cento em 2013. Na pesquisa anterior, a expectativa era de uma alta de 5,02 por cento para o próximo ano. Essa piora no resultado levou os investidores a apostarem que o Banco Central terá menos espaço para reduzir as taxas de juros e, diante disso, puxarem para cima todos os vértices da estrutura a termo.
Além disso, na mesma pesquisa, tivemos a divulgação do dado que o mercado acredita ser a taxa neutra de juros. Segundo os economistas, a taxa de juros que não traria riscos de inflação e permitiria um crescimento sustentável do país seria de 5,5 por cento – resultado acima dos atuais 4,3 por cento de juros reais de nossa economia.
Contudo, caso os preços voltem a se desacelerar nos próximos meses, a taxa de juros reais poderão convergir para a taxa neutra de juros e abrirá espaço para maiores cortes na Selic.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
Tesouro Direto Hoje – 26/09/2025
Análise Tesouro Direto: Queda dos Juros e o Efeito Marcação a Mercado Tesouro ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário