terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mercados de taxa de juros – 28/02/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

O retorno dos debates em torno de uma possível mudança nas regras da caderneta de poupança voltaram a agitar o mercado de taxa de juros no dia de hoje.

Em matéria publicada no jornal O Globo, a repórter Martha Beck escreveu, sem citar fontes, que o governo estuda uma proposta para mudar as regras de remuneração da caderneta de poupança que permita maiores cortes na Selic.

O mercado acredita que com a atual metodologia de calculo o Banco Central será obrigado a interromper os cortes da Selic quando a taxa atingir os 9 por cento. Acredita-se que abaixo desse patamar as aplicações em caderneta de poupança serão mais rentáveis às aplicações em fundos de renda fixa. Atualmente, estes fundos são grandes financiadores da dívida pública nacional, pois detêm um considerável volume de títulos públicos em seus portifólios.

Acredito que mesmo ocorrendo essa mudança nas regras da caderneta de poupança, os futuros cortes na Selic estarão condicionados, principalmente, ao comportamento da inflação nos próximos meses. Essa pressão poderá vir de uma possível recuperação da economia internacional e também de uma provável, e quase certa, alta dos produtos agrícolas devido às quebras ocorridas na safra neste início de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário