quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mercados de taxa de juros – 29/02/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

Os juros futuros reagem, na manhã de hoje, a injeção de recursos do Banco Central Europeu (BCE) e aos resultados de crédito e fiscal da economia brasileira.

O BCE informou que injetará cerca de 529,52 bilhões de euros a 800 instituições financeiras e que terão como prazo três anos para saldar o empréstimo. O aporte da autoridade européia veio acima das expectativas do mercado cujo valor girava em torno dos 450 bilhões de euros. Esse aumento na liquidez levará a um afluxo de recursos para nossa economia, fazendo com que o dólar se aprecie mais em relação a nossa moeda e poderá forçar o nosso banco central a reduzir ainda mais as taxas de juros. Uma redução nas taxas de juros podem desestimular os investidores estrangeiros a aplicarem seus recursos em aplicações de renda fixa e, assim, permitir que a valorização de nossa moeda não prejudique tanto nossas exportações.

No cenário interno a redução do volume de crédito e o bom superávit fiscal, ambos de janeiro, também contribuíram para a queda nas taxas de juros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário