O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Economia e mercado de taxa de juros – 09/08/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
SÃO PAULO - 09 de agosto: Conforme antecipado no último post, os contratos de juros futuros subiram na sessão de ontem diante dos resultados de inflação divulgados pelo IBGE e pela FGV.
Por enquanto os juros operam em baixa diante de temores de uma maior desaceleração da economia chinesa.
A produção da economia asiática apresentou alta de 10,3 por cento no mês de junho – ante estimativas de 10,4 por cento. A inflação ao consumidor chinês também registrou recuo e apresentou alta de 1,8 por cento em julho, contra os 2,2 por cento registrados no mês anterior.
A queda na produção, juntamente com o recuo na inflação, representa uma diminuição na demanda agregada da 2ª maior economia do mundo e tem como reflexo o desaquecimento das exportações brasileiras que, por sinal, também afetarão o nosso crescimento.
Com crescimento menor, nossa demanda agregada também se reduz e pressiona menos a inflação aqui no país, dando espaço para maiores cortes na meta Selic.
Seguro-desemprego, balança comercial e estoques do atacado nos EUA são os destaques da agenda econômica para o dia de hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário