O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Economia e mercado de taxa de juros – 13/08/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
SÃO PAULO - 13 de agosto: Os juros futuros fecharam em alta na última sexta-feira diante da escalada dos preços das commodities no mercado internacional. Com a elevação nas cotações dos artigos agrícolas traz preocupações em torno da ameaça inflacionária.
Divulgado a pouco, o Boletim Focus apresentou aumento nas projeções para o IPCA que passou de 5,58 por cento para 5,61 por cento no acumulado em 12 meses. Já as projeções para o PIB de 2012 as estimativas passaram de uma alta de 1,85 por cento para alta de 1,81 por cento.
No exterior tivemos a divulgação dos PIBs do Japão e Grécia. A economia asiática apresentou alta de 1,4 por cento no 2º trimestre – ante estimativa de 2,3 por cento. O país europeu registrou no mesmo período queda de 6,2 por cento.
Espera-se que tenhamos o anúncio de medidas de estímulos econômicos por parte das autoridades européias, norte-americanas e chinesas. Caso essas medidas sejam anunciadas a tendência e de que tenhamos um movimento de alta nas taxas de juros.
Por enquanto o mercado reage ao desaquecimento econômico japonês e os juros futuros operam em baixa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário