segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Morning Call - 05/11/2018

Responsive image

Por Carlos Soares, CNPI


Iniciando a semana repleta de eventos econômicos e políticos tanto por aqui, quanto no exterior, os ativos locais devem seguir registrando evolução com a melhora do ambiente doméstico.

Começando pelo exterior, teremos nos EUA as disputas legislativas, para ambas as casas, no decorrer da semana com expectativas de que os democratas obtenham maioria na Câmara dos Deputados e os republicanos sigam mantendo o controle no Senado.

Outro evento de peso na terra do tio Sam será a decisão do Federal Reserve, nesta quinta-feira, que deverá manter a taxa de juros inalterada em 2,25% a.a.

Por aqui com o início dos trabalhos do governo de transição, fica a expectativa em torno dos ajustes estruturantes da economia dentre eles a reforma da Previdência e a independência do Banco Central, dentre outros.

O simples fato de termos afastado as preocupações de um viés heterodoxo após as eleições tem bastado para uma visível melhora no ambiente de negócios no país que, caso tenhamos concretizadas as aprovações destas reformas no curto prazo, deverá impulsionar uma retomada mais robusta no crescimento econômico do país nos próximos anos.

Em relação aos fundamentos macroeconômicos, teremos nesta quarta-feira (07) a divulgação dos dados de inflação oficiais (IPCA) do mês de outubro que deverá, segundo estimativas do mercado, apresentar um avanço de 0,41% em relação a setembro, levando o acumulado em 12 meses para 4,45%, portanto praticamente cravado na meta oficial de 4,5%.

Diante disso, os fundamentos de longo prazo seguem com viés positivo decorrente da expectativa de avanço na agenda de reformas esperado para os próximos meses, o que, exceto por pressões pontuais no exterior, deve sustentar o bom desempenho dos ativos locais no curto prazo.

Pensando em fazer seu dinheiro render mais com a mesma segurança da poupança?

Saiba mais em: Mapa do Tesouro: Recomendações de Tesouro Direto.

Bom dia e bons investimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário