Será que alguns dentre nós já paramos para pensar sobre a possibilidade de existir alguma opção de investimento que não ofereça risco e que renda mais que a caderneta de poupança?
Basta lembrar que o mercado financeiro é composto por inúmeras modalidades de investimentos e que a caderneta de poupança é apenas uma parte delas. Sem dúvida temos algumas opções de investimentos muito mais interessantes e que possibilitam retornos bem superiores aos desta modalidade de investimento.
O investimento em títulos do Tesouro Nacional é bem acessível para nós e tem apresentado um excelente desempenho nos últimos anos. Para começar a investir nestes papéis basta apenas abrir uma conta em alguma corretora (muitas vezes sem custo algum), transferir e começar a operar seus recursos. A lista de corretoras encontra-se disponível no site da BMF&F Bovespa.
Já a relação dos títulos públicos oferecidos pelo Tesouro Nacional para aplicação encontra-se disponível no site do Tesouro Direto.
O valor mínimo para investir nestes papéis é a partir de 20% do valor de um título. Para fins didáticos segue uma simulação com base nos papéis disponibilizados pelo Tesouro em 16/02/2011:
Estes títulos podem ser adquiridos todos os dias e a venda poderá ser realizada, semanalmente, entre 9 horas das quartas-feiras e 5 horas das quintas-feiras.
O acompanhamento das rentabilidades destes papéis pode ser feito através do desempenho do mercado secundário medido pelos IMAs.
O Índice de Mercado ANBIMA (IMA) se trata uma família de índices que medem o desempenho médio do mercado de renda fixa que e são calculados com base na evolução do valor de mercado de carteiras compostas por títulos públicos prefixados e pós fixados. São assim compostos:
Podemos verificar na tabela abaixo a performance destes papéis nos últimos meses com base nos valores disponibilizados pela Anbima em 16/02/2011
Conforme vimos, historicamente está comprovado que os títulos públicos são altamente lucrativos se comparados com a caderneta de poupança. Vimos também, através do comportamento do mercado, que os retornos destes papéis podem ser acompanhados diariamente no site da Anbima através dos índices que compõem a família IMA.
Portanto, os títulos do Tesouro Nacional são opções de investimentos atraentes e que estão ao alcance de todos. A performance semanal destes papéis passará a ser divulgada neste blog a partir da próxima semana juntamente com a análise do mercado de taxa de juros.
Referência bibliográfica:
ANBIMA. IMA – Metodologia. Disponível em: http://www.andima.com.br/ima/ima_cartilha.asp
TESOURO DIRETO. Invista já. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/
O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Parabéns Carlos pelo o blog. Muito interessante....
ResponderExcluir