A curva de juros, a exemplo da semana anterior, continuou apresentando um movimento de baixa nos vértices mais longos. A queda na expectativa dos juros futuros se deveu principalmente ao anúncio do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento do governo para 2011 no dia 09 de fevereiro.
Os cortes no Orçamento irão concentrar-se nos gastos com pessoal e custeio. Em termos práticos, de acordo com a equipe econômica do Bradesco, a redução nos gastos com pessoal será feita por meio da “paralisação de concursos públicos, revisão de novas contratações e contratação de auditoria externa para evitar desvios de gastos e irregularidades” (Bradesco, Boletim Diário Matinal de 10 fev. 2011).
Já os cortes de custeio ocorrerão através da “redução de 50% em diárias e passagens; proibição de aquisição, reforma e aluguel de imóveis e aquisição de veículos para uso administrativo” (Bradesco, Boletim Diário Matinal de 10 fev. 2011).
Contudo a piora nas expectativas de inflação para 2011 e 2012 poderá pressionar a alta nas taxas de juros nesta semana.
O governo anunciou que os gastos com investimentos serão mantidos e isto permitirá que ocorra um aumento na oferta na economia, pari passu – simultaneamente –, a redução na demanda agregada o que possibilitará uma melhora no cenário inflacionário no longo prazo e continuidade na diminuição dos prêmios de riscos nos vértices mais longos.
No entanto, a piora nas expectativas de inflação divulgadas no último boletim Focus e a votação do novo salário mínimo poderão contribuir para que o mercado exija maiores prêmios de risco no decorrer desta semana.
Referência bibliográfica
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.
__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp
BLANCHARD, Olivier. Macroeconomia. São Paulo: Pearson Education, 2004, 3ª edição.
BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp
CAMPOS, Eduardo. Juros futuros de olho na votação do mínimo. Jornal Valor: São Paulo 14 fev. 2011. Disponível em: http://www.valoronline.com.br/
CARDOSO, Juliana. Mercado projeta IPCA maior para 2011 e 2012, traz Focus. Jornal Valor: São Paulo, 14 fev. 2011. Disponível em: http://www.valoronline.com.br/
CARVALHO, Fernando J. Cardim de; [et al.] Economia monetária e financeira: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 – 9ª reimpressão.
DORNBUSCH, Rudiger, FISCHER, Stanley. Macroeconomia. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.
MANKIW, Gregory. Macroeconomia. 5ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
OLIVEIRA, Ribamar; [et al.]. Cortes indicam queda real de 2,6% na despesa. Jornal Valor: São Paulo, Primeiro Caderno, 10 fev. 2011.
ROMERO, Cristiano; OTONI, Luciana. Inflação leva a corte de R$ 50 bi no Orçamento. Jornal Valor: São Paulo, Primeiro Caderno, 10 fev. 2011.
SAFATLE, Claudia. Medidas vão ajudar a conter demanda na economia. Jornal Valor: São Paulo, Primeiro Caderno, 10 fev. 2011.
O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário