A taxa de desemprego no mês de julho ficou em 6,0%, a menor para o mês desde o início da série. O resultado representou uma redução de 0,2 pontos base em relação ao mês de junho e 0,9 pontos base inferior ao verificado em junho de 2010.
Das seis regiões pesquisadas, os destaques têm sido as cidades de Recife e Salvador. A taxa de desocupação apresentou, na base anual, um recuo de 3,7 pontos percentuais na capital pernambucana e de 2,5 pontos percentuais na capital baiana.
No confronto anual, o grupamento de atividade que apresentou a maior variação continuou sendo o de serviços prestados às empresas, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira, que registrou uma alta de 7,3% em relação a julho de 2010.
Conforme previsto, desde o mês de junho, a taxa de desocupação continuou a cair e a tendência ainda é de que atinja seu menor valor em meados de dezembro. A expectativa ainda continua sendo, portanto, que nos próximos meses o nível de desemprego volte a atingir a casa dos 5% e bata nos menores patamares históricos.
Fontes de referência
IBGE. Indicadores IBGE: Pesquisa Mensal de Emprego - Julho 2011. Rio de Janeiro: Pesquisa Mensal de Emprego, ago. de 2011.
______. Dados PME. Rio de Janeiro: Pesquisa Mensal de Emprego, ago. de 2011.
O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário