Bem-vindo ao Econocratum. Nosso propósito é ir além dos números, conectando a análise econômica com a reflexão crítica sobre o mercado financeiro. Aqui, você encontra insights sobre investimentos, política e o papel do capital na sociedade. Traduzimos o complexo de forma acessível, buscando entender as causas e os impactos por trás de cada dado. Se você procura um conteúdo que une técnica e questionamento, este é o seu espaço.
segunda-feira, 5 de março de 2012
Mercados de taxa de juros – 05/03/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
Mesmo com a redução da previsão de crescimento da China, os juros futuros operam em alta devido a piora nas expectativas de inflação do mercado, segundo pesquisa semanal do Banco Central brasileiro.
Segundo a pesquisa Focus do Banco Central, divulgada na manhã de hoje, a inflação medida pelo IPCA para os próximos 12 meses será de 5,31 por cento, ante os 5,28 por cento do levantamento anterior, e para 2013 acredita-se que os preços encerrem em 5,20 por cento, ante os 5,11 por cento registrados na pesquisa anterior.
Por conta da piora no cenário de inflação traçado pelo mercado, espera-se que o Banco Central seja obrigado a elevar as taxas de juros com o intuito de conter a alta nos preços. Isso ofuscou a notícia do corte na previsão de crescimento da economia chinesa, que passou de 8 por cento para 7,5 por cento, cuja desaceleração, se confirmada, poderá derrubar os preços das commodities, diminuir a pressão sobre a alta na inflação e permitir continuidade nos cortes dos juros.
Como a pesquisa Focus foi apurada na semana passada e a informação das projeções de crescimento da China foi divulgada ontem, acredito que no decorrer desta semana as taxas continuem seguindo sua trajetória de queda, exceto se o Copom reduza a Selic numa intensidade menor que a esperada pelo mercado que hoje está em 0,75 p p.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
Tesouro Direto Hoje – 26/09/2025
Análise Tesouro Direto: Queda dos Juros e o Efeito Marcação a Mercado Tesouro ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário