quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Morning Call - 15/08/2018

Responsive image

Por Carlos Soares, CNPI

Sem nenhuma solução concreta em relação a situação da Turquia, a dinâmica dos ativos globais permanecem incertas para os próximos dias. Contudo, os mercados emergentes seguiram devolvendo parte das perdas ocorridas na última semana e, de carona com a melhora do humor externo, tivemos por aqui o recudo do dólar e das taxas de juros futuras em bloco nesta terça-feira (14) contribuindo para a valorização dos títulos disponibilizados pelo Tesouro Direto.

O gráfico de dólar x lira demonstra como a situação da Turquia não está sendo nada fácil nos últimos dias:

dolar

Por aqui, em meio à corrida eleitoral que também deve seguir ditando os rumos dos negócios ao longo dos próximos meses, tivemos a divulgação do bom desempenho do setor de serviços em junho (o principal setor empregador do país) cujo resultado apresentou um avanço de 6,6% em relação ao mês de maio, livre dos efeitos sazonais. O resultado se soma a outros indicadores de atividade e inflação já divulgados nos últimos dias que confirmam a dissipação dos choques ocorridos no mês de maio em função da greve dos caminhoneiros. Mesmo com as incertezas no exterior, avalio que um avanço das reformas estruturais no Congresso Nacional desataria o entrave para que nossa economia retomasse a rota de crescimento sustentável nos próximos anos com geração de emprego e renda no país. Enquanto isso não se desenrola, o mercado fica no aguardo da definição do cenário político e acompanhando o desempenho das contas públicas.

Apesar da melhora registrada no início desta semana, o quadro externo segue incerto e o cenário político local permanece indefinido o que pode trazer volatilidade aos ativos locais no decorrer dos próximos dias. Diante disso, sigo mantendo uma postura mais cautelosa em relação aos títulos mais sensíveis a taxa de juros futuras, quais sejam os títulos prefixados e indexados ao IPCA.


Bom dia e bons negócios





Nenhum comentário:

Postar um comentário