segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 01/04/2011

O destaque da última semana ficou com a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação pelo Banco Central.

No documento a autoridade monetária informou que a meta de inflação para 2011 já não é mais prioritária. Essa decisão foi determinante para o comportamento das taxas de juros na última semana.

Dando continuidade ao movimento de baixa verificado nas últimas semanas, as taxas de juros sofreram uma redução nos vértices mais longos na última semana e foi intensificada após a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação divulgado pelo Banco Central na última quinta-feira.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo ao desistir de baixar a inflação para meta no ano de 2011, o Banco Central levou o mercado a reduzir as apostas nos juros.

O mercado interpretou que ao desistir de buscar baixar a inflação para 4,5% neste ano o Banco Central não será pressionado a elevar ainda mais as taxas de juros.

Já nos vértices mais curtos os resultados da produção industrial e a divulgação do número de emplacamentos divulgados pela Fenabrave surpreenderam os investidores e fizeram com que os juros subissem na última sexta-feira.


Na última semana os papéis atrelados ao IPCA, IMA-B, continuaram apresentando um bom desempenho. No acumulado da semana os papéis com prazos inferiores a cinco anos, IMA-B 5, obtiveram um retorno de 0,58%. Já os papéis com prazos superiores a cinco anos, IMA-B 5+, apresentaram um retorno de 0,66%.

A pior performance ficou para os papéis atrelados a taxa de juros, IMA-S, que obtiveram um retorno de apenas 0,22% na última semana.


As expectativas de inflação para os próximos 12 meses reduziram de 5,45% para 5,35% na última semana.

Para 2011 o Boletim Focus apontou uma ligeira alta na última semana ao atingir 6,02% (contra 6,00% verificado na semana anterior).

Já para 2012 a alta foi mais significativa, passando de 4,91, na semana encerrada no dia 25 de março, para 5,00% na pesquisa realizada dia 01 de abril.


A alta na expectativa de inflação verificada na última pesquisa Focus poderá beneficiar o desempenho dos papéis indexados a taxa de juros, IMA-S, e dar continuidade na boa performance dos papéis indexados a inflação, IMA-B.

Referência Bibliográfica

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.

__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp

__________________. Relatório Trimestral de Inflação. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/htms/relinf/direita.asp?idioma=P&ano=2011&acaoAno=ABRIR&mes=03&acaoMes=ABRIR

BLANCHARD, Olivier. Macroeconomia. São Paulo: Pearson Education, 2004, 3ª edição.

BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp

BRADESCO. Economia em Dia. Disponível em: http://www.economiaemdia.com.br/

CARVALHO, Fernando J. Cardim de; [et al.] Economia monetária e financeira: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 – 9ª reimpressão.

DORNBUSCH, Rudiger, FISCHER, Stanley. Macroeconomia. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.

GRANER, Fabio; FERNANDES, Adriana. BC Desiste de Baixar Inflação a 4,5% e Mercado Reduz Aposta nos Juros. São Paulo: jornal O Estado de São Paulo, matéria publicada em 31/03/2011 – pág. B1.

MANKIW, Gregory. Macroeconomia. Rio de Janeiro: LTC, 2004, 5ª edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário