segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 06/05/2011

Na última semana verificou-se um forte ajuste nos vértices mais longos da curva de juros futuros após a divulgação do IPCA do mês de abril.

As curvas de juros futuros apresentaram uma forte queda nos vencimentos mais longos como resultado do IPCA de abril divulgado na última sexta-feira pelo IBGE.

O resultado de 0,77 no mês de abril veio abaixo das expectativas de mercado apuradas na última pesquisa Focus que apontavam para uma alta de 0,81.

Diante disso o mercado reduziu o prêmio para os contratos futuros de longo prazo o que justifica a forte queda verificada nestes vencimentos na última semana.


No mercado de renda fixa o destaque da última semana ficou para os papéis indexados a inflação com vencimentos superiores a 5 anos (IMA-B5+). Estes papéis apresentaram um retorno médio de 0,80% contra um desempenho de 0,06% verificado na semana anterior.

Já no acumulado dos últimos 30 dias, encerrados no dia 06 de maio, temos os papéis pré-fixados com vencimentos superiores a 01 ano (IRF-M1+) que vêem apresentando um retorno de 1,36%. Em seguida estão os papéis de inflação medidos pelo IMA-B5+ que apresentaram um retorno médio de 1,15% no período.


O resultado da inflação também melhorou as expectativas de mercado apuradas semanalmente pelo Banco Central. De acordo com o boletim Focus, divulgado na manhã de hoje, as expectativas do IPCA para os próximos 12 meses reduziu de 5,34 para 5,27% de alta. A inflação projetada para 2011 reduziu de 6,37. Para 2012 as expectativas permaneceram inalteradas.


Nos próximos meses teremos uma pressão menor dos combustíveis em virtude do início da safra de cana-de-açúcar. De acordo com Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, a inflação, em bases anuais, começará a se desacelerar no terceiro e quarto trimestres deste ano.

Referência bibliográfica

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.

__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp

BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp

BRADESCO. Economia em Dia. Disponível em: http://www.economiaemdia.com.br/

COPOLA, Gabrielle. Juros: DI cai com IPCA levando a aposta menor em alta da Selic. Bloomberg: matéria publicada em 06/05/2011.

LIMA, Mário Sergio – [et. Ali]. Títulos atrelados à inflação caem com IPCA abaixo de previsões. Bloomberg: matéria publicada em 09/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário