segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 13/05/2011

Após a divulgação do relatório Focus pelo Bacen e do indicador de capacidade instalada pela CNI, no último dia 09 , o mercado de taxas de juros não parou de cair.

Sinais de desaquecimento na economia e a queda brusca nos preços das commodities fizeram os vértices longos da estrutura a termo intensificarem o movimento de queda já iniciado a algumas semanas.

Dentre os destaques da semana tivemos a primeira queda, em nove semanas, das expectativas de inflação apuradas pelo relatório Focus divulgadas dia 09 de maio. No mesmo dia a CNI também divulgou os dados de uso da capacidade instalada no mês de março que apontaram para uma queda de 0,4 por cento no mês de março em comparação ao apurado no mês anterior.

No front externo tivemos a queda das commodities após temores de uma alta nas taxas de juros na China. O país, temendo a ameaça inflacionária, já começou a adotar nesta semana medidas macroeconômicas para conter a alta dos preços, que vieram, no mês de abril, acima das expectativas do governo. Na última quinta-feira foi anunciado o aumento no recolhimento nos compulsórios sobre os depósitos a vista dos bancos comerciais no país.

Além disso, os preços dos combustíveis reverteram a tendência de alta após a Petrobrás anunciar a redução de 6% nos preços da gasolina e também com a elevação dos estoques de etanol com o início do período de safra da cana-de-açúcar. O governo também analisa a possibilidade de cortar a CIDE para estimular a redução nos preços dos combustíveis e trazer a inflação novamente para a meta oficial.


Já no mercado de renda fixa tivemos como destaque da semana os papéis pós fixados atrelados a inflação com vencimentos superiores a 5 anos (IMA-B 5+) que apresentaram um retorno de 0,55%.

No acumulado dos últimos 30 dias os melhores resultados continuam sendo os papéis pré fixados com vencimentos superiores a 1 ano (IRF-M 1+) que vêm apresentando um desempenho de 1,73% no período.


Abaixo o desempenho individual dos principais papéis negociados no mercado secundário:


As expectativas de inflação continuam melhorando e os resultados apurados na última semana mantiveram a tendência de baixa para os preços nos próximos meses.


A continuidade do movimento de baixa das commodities e os resultados de emprego (CAGED) na terça-feira e inflação (IPCA-15) na sexta-feira poderão manter a melhora das expectativas de inflação o que favorecerá o rendimento dos papéis pós fixados atrelados ao IMA-B 5+. Do contrário, se os números vierem acima das expectativas do mercado poderemos ter uma melhora na performance semanal dos papéis pré fixados.

Referência Bibliográfica

Campos, Eduardo. Juros futuros abrem a semana apontando para baixo na BM&F. São Paulo: jornal Valor, matéria publicada em 16/05/2011.

Leonel, Josué e Coppola, Gabrielle. DI tem terceira queda com capacidade instalada e Focus 2011-05-09. Bloomberg: matéria publicada em 09/05/2011.

Leonel, Josué. Juros: DI anula alta com baixa em commodities ofuscando IGP-M. Bloomberg: matéria disponibilizada em 11/05/2011.

____________. Juros: DI sobe com crescimento da Europa puxando commodities. Bloomberg: matéria publicada em 13/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário