segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 20/05/2011

As taxas de juros futuros até ameaçaram dar continuidade ao movimento de baixa verificado na penúltima semana, mas após o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, ter declarado que a autoridade monetária irá subir os juros o suficiente para que a inflação atinja a meta em 2012, as curvas da estrutura a termo voltaram a subir em todos os vértices.

Mesmo com a perda de fôlego no ritmo de expansão da demanda e produção – leia-se desaceleração do crescimento econômico, divulgados no Boletim Regional pelo Banco Central e com o IPCA-15 sinalizando uma pressão menor nos preços, os juros futuros voltaram a subir em todos os vencimentos com as declarações do Banco Central.

Os vértices mais curtos foram os que mais sofreram o movimento de alta diante da preocupação do Banco Central em convergir a inflação de 2012 para o centro da meta. Para o mercado essa preocupação poderá forçar a autoridade monetária a intensificar a alta nas taxas de juros no curto prazo.

Para o longo prazo, apesar do pequeno aumento verificado, as curvas de juros apontam para um ritmo de alta menor e as expectativas ainda continuam melhores que as verificadas ao final da semana do dia 06.


Tanto na semana quanto no mês as NTN-Bs com prazos superiores a cinco anos (IMA-B5+) foram os papéis que mais se destacaram. No acumulado dos últimos 30 dias encerrados na última sexta-feira estes papéis apresentaram um retorno de 2,50%.

Já as NTN-Bs de curto prazo foram os destaques negativo ao apresentar um retorno de -0,05% na última semana.


Corroborando o desempenho apresentado pelos benchmarks podemos notar no gráfico abaixo a boa performance das NTN-Bs de longo prazo.


Já as expectativas de inflação sofreram uma pequena piora para o resultado projetado para 2012. As apostas do mercado aumentaram 0,10 p.p. ao passar de 5,00 para 5,10% na última semana.

Para 2011 e próximos 12 meses as expectativas sofreram uma ligeira melhora.


Amanhã, dia 24, será divulgado o PIB brasileiro referente a março e dia 25 o IPC da Fipe. Caso estes indicadores venham acima das expectativas do mercado, poderemos ter uma nova alta nos vértices o que continuará favorecendo os papéis atrelados a inflação de longo prazo e pré-fixados de longo prazo.

Referência Bibliográfica

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.

__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp

BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp

Leonel, Josué. Juros: DI recua com aposta em inflação menor com commodities. Bloomberg: 17/05/2011.

___________. Juros: DI aumenta queda com receio de desaceleração global. Bloomberg: 17/05/2011

___________. Mercado hoje: Ibovespa e real avançam; euro recua com Grécia. Bloomberg: 20/05/2011

Leonel, Josué; Frisch, Felipe. Mercado hoje: Euro sobe com ajuda a Portugal; bolsa ensaia alta. Bloomberg: 15/05/2011

__________. Mercado hoje: Juros caem com sinais de desaceleração nos EUA. Bloomberg: 17/05/2011

__________. Mercado hoje: Bolsas acompanham recuperação das commodities. Bloomberg: 18/05/2011.


Leonel, Josué; Simões, Carla. Mercado hoje: DI sobe após BC reafirmar aperto contra inflação. Bloomberg: 19/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário