segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 29/04/2011

Decisão do Copom e divulgação do superávit fiscal foram os destaques que mais impactaram nas negociações dos contratos futuros de taxas de juros. Por enquanto, a morte de Osama Bin Laden não apresentou grandes impactos para a curva de juros.


Com a decisão de elevar a taxa Selic em 0,25 pontos percentuais o Copom contrariou as expectativas de grande parte do mercado – que era de uma alta de 0,5 pontos percentuais. Com isso, pudemos verificar os ajustes sofridos nas curvas futuras de taxa de juros – queda nos vértices curtos e alta nos vértices de médio prazo (se assim podemos dizer).

Contudo a divulgação do superávit primário acima das projeções do mercado e o anúncio de novos cortes no orçamento por parte do governo trouxeram um novo alento para os vértices de longo prazo o que justifica a queda verificada nestes vencimentos.


Já o mercado de renda fixa teve como destaques a alta semanal de 0,36% dos papéis pré-fixados com vencimento superior a 01 ano (IRF-M 1+). Os papéis atrelados a inflação com vencimento superior a 05 anos (IMA-B 5+) apresentaram um retorno médio de apenas 0,06%.

No mês, estes papéis também foram os destaques ao apresentar, respectivamente, alta de 1,24 e 0,36%.


As expectativas de inflação para 2011 apuradas pelo boletim Focus continuaram se deteriorando e atingiram 6,37% - contra um resultado de 6,34% na semana anterior. Este resultado aproxima-se ainda mais do teto estabelecido pela autoridade monetária que é de uma alta de 6,5%.

Contudo, as expectativas para os próximos 12 meses e para 2012 continuaram sendo animadores (respectivamente, 5,34 e 5,00). Na semana anterior os resultados foram, respectivamente, 5,42 e 5,00 de alta.


De acordo com a equipe econômica do Bradesco com a piora na inflação de curto prazo e nas expectativas apontadas no boletim Focus espera-se uma “ligeira abertura em todos os vencimentos” dos contratos futuros de taxa de juros.

Esse aumento nas taxas de juros poderá favorecer, como verificado no último mês, os papéis pré-fixados de curto e longo prazo.

Fontes de referência

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.

__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp

BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp

BRADESCO. Economia em Dia. Disponível em: http://www.economiaemdia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário