Os juros futuros até ensaiaram um movimento de alta no início da semana, mas a elevação da Selic e os resultados de inflação divulgados na última semana derrubaram as taxas dos vértices mais longos da curva.
A alta da taxa Selic e a sinalização de que a autoridade monetária reafirmar que o ajuste dos juros será feito por um “período suficientemente prolongado” fez com que os vértices mais curtos sofressem uma correção na última semana.
Contudo, com os resultados de inflação, indicadores apontando queda no nível de atividade no Brasil e no exterior fizeram com que os vértices mais longos sofressem uma significativa redução.
Dentre os destaques de inflação tivemos na última semana os resultados de IGP-DI e IPCA que já sinalizam para uma desaceleração do nível de preços no país.
Queda mensal de 0,2% nas vendas do varejo, divulgada pelo IBGE, no mês de abril, declarações do FED sobre os resultados da economia norte americana e resultados abaixo do esperado na zona do euro reforçaram as preocupações em torno da recuperação da economia mundial e, conforme já exposto acima, contribuíram para a queda das expectativas de juros de longo prazo.
A queda dos vértices longos beneficiou os títulos atrelados à inflação de longo prazo, fazendo com estes papéis se destacasse na última semana e assumissem o posto de melhor aplicação de renda fixa na base mensal.
Beneficiados pela alta da taxa Selic os papéis pós fixados em taxa de juros já passaram a apresentar retornos mensais superiores a 1%.
Na manhã de hoje o relatório Focus apontou para uma pequena melhora nas expectativas de inflação para 2011 que passou de 6,22% para 6,19%. Já para 2012, as expectativas sofreram uma pequena piora passando de 5,10% para 5,13%. Para os próximos 12 meses as expectativas mantiveram-se inalteradas.
Resultados positivos de inflação na última semana e a divulgação da ata do Copom na próxima quinta-feira poderão dar continuidade ao movimento de queda nas taxas de juros de longo prazo, o que poderá favorecer o retorno dos papéis atrelados a inflação de prazos superiores a 5 anos.
Fonte de referência
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.
__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp
BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp
Leonel, Josué. Mercado hoje: China e EUA testam nível econômico; Focus move DI. Bloomberg: 13/06/2011.
___________. Juros: DI cai com vendas no varejo e receio com economia global. Bloomberg: 10/06/2011
Leonel, Josué; Frisch, Felipe. Mercado hoje: Bolsas, euro e títulos de Portugal e Grécia caem. Bloomberg: 10/06/2011
__________. Mercado hoje: DI sobe com sinal ’hawkish’ do BC; bolsas avançam. Bloomberg: 09/06/2011
__________. Mercado hoje: DI reage a sinal do Copom; euro sobe antes de BCE. Bloomberg: 09/06/2011
__________. Mercado hoje: Bolsas caem com Fed; Copom e Gleisi no radar. Bloomberg: 08/06/2011
__________. Mercado hoje: Dólar cai e ações sobem com Grécia; juro tem IPCA. Bloomberg: 07/06/2011
O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário