segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 14/10/2011

Na última semana, a situação externa deu sinais de melhora com os investidores apostando numa possível solução para a crise européia após o encontro dos ministros e presidentes dos bancos centrais do G-20, em Paris. Uma possível retomada da economia européia e mundial puxará, devido ao aumento da demanda, os preços das commodities e causará uma pressão sobre a inflação mundial. Diante disso, seguindo o movimento já iniciado na semana anterior, podemos verificar que a estrutura a termo de taxa de juros abriu ainda mais na última semana.


Os juros das NTN-Bs, nos vértices mais curtos, já começam a acompanhar o comportamento dos juros futuros. Contudo, nos vértices mais longos, a possibilidade de que o maior aperto monetário, apontado nos vértices curtos, virá conter a inflação fez com que as taxas fechassem ao longo da última semana, sinalizando, assim, para um possível afrouxamento na política monetária no longo prazo.


A inflação implícita teve uma pequena melhora na última semana e já começa a indicar que os preços virão convergir, novamente, para os limites da meta oficial (abaixo de 6,50%).


As expectativas de inflação apresentadas na pesquisa Focus pouco se alteraram na última semana. Para os próximos 12 meses, as expectativas continuaram mantendo, ainda que discretamente, a trajetória de queda e ficaram em 5,68% (contra 5,69% da pesquisa do dia 07). Contudo, para 2012, o mercado continua aumentando suas projeções para os preços e espera que feche o próximo em 5,61% (contra 5,59% verificados na pesquisa anterior).


Copom, dados de inflação do Brasil e o desenrolar da crise externa ditarão os juros futuros na próxima semana. Acredito que, diante dos resultados a serem divulgados, poderemos ter mais uma semana de alta nas taxas de juros futuros.


Referência bibliográfica

ANDIMA. Estrutura a Termo das Taxas de Juros Estimada. Disponível em: http://www.andima.com.br/est_termo/Curva_Zero.asp

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.

__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp

BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp

CUTAIT, Beatriz. Atrelados ao mercado americano, juros futuros fecham em alta. Jornal Valor, 14/10/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário