segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 07/10/2011

Na última semana as taxas de juros começaram a dar um sinal de recuperação e, nos vértices mais curtos, as taxas já começam a abrir.

De importante, tivemos como destaque a divulgação do IPCA do mês de setembro, cujo resultado acumulado em 12 meses encontra-se bem acima do limite superior da meta do governo que dificilmente será cumprida neste ano. Diante disso, o mercado espera alguma pressão sobre os juros no curto prazo e elevou suas expectativas na última semana.


Os juros das NTN-Bs, por sua vez, não acompanharam as curvas de juros futuros e continuaram fechando ainda mais na última semana.

A divulgação do IPCA contaminou também a inflação implícita, porém as expectativas ainda permanecem próximas aos patamares verificados na semana do dia 23.


De novidade no Boletim Focus, apenas a piora nas expectativas para 2012 que ficaram em 5,59% (contra 5,53% no penúltimo levantamento).


A semana se inicia com os juros reagindo diante da melhora nas expectativas em torno da dívida européia. A solução da crise beneficiará os preços das commodities, piorando as expectativas de inflação e levando a alta nas taxas de juros futuros.


Referência bibliográfica

ANDIMA. Estrutura a Termo das Taxas de Juros Estimada. Disponível em: http://www.andima.com.br/est_termo/Curva_Zero.asp

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.

__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp

BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário