quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mercados de taxa de juros - 01/02/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

O mercado futuro de taxas de juros apresentou mais um dia de queda na sessão de ontem influenciado, principalmente, pelo resultado semanal do Índice de Preços ao Consumidor. O resultado divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, de 0,81%, veio abaixo das projeções feitas por economistas consultados pela Bloomberg (alta 0,87%).


O destaque da semana para o IPC-S ficou para o grupo Educação, Leitura e Recreação que respondeu por 0,42 pontos bases do índice cheio. Devido a sazonalidade, a alta deste item não traz grandes preocupações quanto ao comportamento dos preços.

Outro item que também se destacou foi o de Alimentação que, apesar dos problemas enfrentados na safra, vem se desacelerando nas últimas semanas.



Na sessão de hoje as taxas continuam o movimento de baixa com as curvas fechando em todos os vértices mais longos. Declarações do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, de que a autoridade monetária tem espaço para mais cortes na Selic derrubaram as taxas de juros futuros.

Indicadores importantes dos EUA a ser divulgados nesta sexta-feira poderão reverter um pouco o movimento de baixa apresentado nos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário