O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
segunda-feira, 12 de março de 2012
Mercados de taxa de juros – 12/03/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
As taxas de juros operam em alta na manhã de hoje impactadas pela piora das expectativas de inflação para 2013 e pelo anúncio, por parte do governo, da cobrança de IOF sobre as captações das empresas no exterior com prazo de até 05 anos.
Os sucessivos cortes da Selic nos últimos encontros reacenderam as preocupações em torno da aceleração dos preços no próximo ano. As expectativas do mercado, apuradas no Boletim Focus, já sinalizam para um IPCA na casa dos 5,5 por cento, ante uma expectativa de 5,2 por cento.
A decisão de estender a cobrança de IOF sobre as captações de até cinco anos das empresas no exterior também colabora para a alta dos juros nesta manhã, pois leva a uma alta no dólar e, também, causa preocupação em relação a uma piora no cenário inflacionário.
Apesar do bom resultado do IPCA de fevereiro, divulgado na última sexta, dados do IPC-S referentes a primeira semana de março sugerem que os preços dos alimentos poderão pressionar a inflação nos próximos meses e, com isso, reforçar o movimento de alta nos juros iniciado nesta semana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário