O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
quarta-feira, 28 de março de 2012
Mercados de taxa de juros – 28/03/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
Receios quanto ao crescimento chinês, queda no PIB do Reino Unido, alta nos estoques de petróleos e crescimento abaixo do esperado nos pedidos de bens duráveis nos EUA estão fazendo com que os juros futuros recuem no pregão de hoje.
Temores de uma possível desaceleração da economia mundial estão fazendo com que as expectativas de alta nos preços diminuam no dia de hoje e está levando consigo as taxas futuras de juros. Um cenário inflacionário menos pressionado e uma perspectiva de queda no nível de atividade abrem espaço para maiores cortes nas taxas de juros por parte da autoridade monetária – o que justifica o movimento no mercado até o momento.
Dados recentes divulgados pelo Banco Central apontam para um maior nível de endividamento dos brasileiros o que poderá prejudicar o nível de consumo em nosso país e também contribuir para futuros cortes nas taxas de juros.
Na sessão de ontem os juros recuaram diante de especulações de que, segundo a Bloomberg, o crescimento no crédito no Brasil será mais lento e que diante disso o Banco Central terá mais espaço para realizar maiores cortes na Selic.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário