quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mercados de taxa de juros – 12/04/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

Expectativas pré Copom e melhora no cenário externo estão fazendo com que as taxas caiam no dia de hoje.

A alta no nos pedidos de seguro-desemprego nos EUA na semana passada divulgada a pouco não afetou o otimismo do mercado no dia de hoje. A divulgação do PIB chinês que ocorrerá hoje a noite, cujas expectativas sinalizam para uma desaceleração, aponta para a possibilidade de novas medidas de estímulo a economia do país asiático o que vem animando os mercados no dia de hoje.

Além disso, o presidente do Banco Central japonês, Masaaki Shirakawa, disse que o país irá “perseguir um forte alívio” para conter a pressão deflacionária no país. A intenção das medidas de alívio monetário é poder incentivar o consumo e permitir que os preços voltem a subir no país, pois num cenário deflacionário as empresas sentem-se desestimuladas a produzir uma vez que seus produtos passam a valer menos do que seu custo de produção. Diante desse cenário as empresas tenderão a demitir os funcionários e levar o país a uma situação de estagflação – tão temida pelos economistas.

Contudo, com estas medidas, poderemos ter um novo incremento no “tsunami monetário” com os investidores tomando recursos a baixo custo no país asiático e investido-os em ativos de maiores riscos como bolsas de valores e commodities ao redor do mundo – o que se torna uma pressão altista para os juros aqui no Brasil seja para conter o fluxo cambial, seja para conter a pressão inflacionária que poderá ser impactada pela alta das commodities.

Nenhum comentário:

Postar um comentário