O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Mercados de taxa de juros – 29/06/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
SÃO PAULO - 29 de maio: Nas últimas semanas os indicadores de inflação apresentaram uma significativa melhora e abriu espaço para maiores cortes nas taxas de juros.
Conforme podemos verificar nos gráficos abaixo, o grande destaque para a desaceleração dos preços foi o item transportes cujo resultado foi fortemente impactado pela queda dos preços de veículos novos e usados.
Ontem tivemos também a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação onde a autoridade monetária informou que cortou suas estimativas para o crescimento do PIB em 2012 e de inflação para 2013. Diante do cenário mais pessimista em torno da atividade brasileira os juros reagiram e encerraram o dia em baixa.
Ainda no dia de ontem os líderes europeus entraram em acordo para ajudar os bancos em dificuldades por meio de um fundo de resgate. A medida trouxe um alívio ao mercado e poderá valorizar os preços das commodities trazendo algum repique no mercado de juros aqui no Brasil.
Divulgação do PMI de Chicago e da Confiança da Universidade de Michigan também ditarão os rumos dos negócios no dia de hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário