O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Economia e mercado de taxa de juros – 06/08/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
SÃO PAULO - 06 de agosto: Dados positivos do mercado de trabalho norte-americano animaram os investidores na sexta e fizeram com que os juros futuros reagissem na última sessão.
A geração de vagas foi bem acima do previsto pelo mercado e contribuiu para a melhora do otimismo dos investidores em relação a uma possível retomada no crescimento econômico.
Contudo, por aqui o otimismo não é o mesmo e, de acordo com o boletim Focus, os analistas de mercado projetam agora um crescimento de 1,85 por cento do PIB brasileiro para 2012 e de 4,00 por cento para 2013.
Já os indicadores de inflação apontam para maiores altas nos juros daqui em diante com as expectativas girando em torno de 5 por cento para 2012 e 5,58 em 12 meses.
Divulgado a pouco, o IGP-DI de julho também veio acima das projeções do mercado e registrou alta de 1,52 por cento – ante expectativa de 1,46 por cento.
Para hoje espera-se um dia de alta nas taxas de juros como resposta a piora no cenário inflacionário. Com os preços pressionando para cima o Banco Central será obrigado e elevar a meta da Selic em breve.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário