quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Economia e mercado de taxa de juros – 02/08/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

SÃO PAULO - 02 de agosto: Os juros encerraram o dia de ontem em baixa impactados pelos dados da produção industrial brasileira e também pelo resultado de inflação que indicou desaceleração dos preços aqui no país.

Conforme dito no último post, a produção brasileira registrou alta de 0,2 por cento no mês de junho e veio abaixo dos 0,8 por cento projetados pelo mercado. Mas, além deste resultado, contribuiu também para a queda dos juros a divulgação do IPC-S pela Fundação Getúlio Vargas.

A desaceleração do grupo Alimentação, em especial dos preços das carnes bovinas, fez com que o indicador registrasse alta de 0,22 por cento, abaixo dos 0,28 por cento estimados pelos analistas consultados pela agencia de notícias Bloomberg.


Apesar das quebras nas safras de soja e milho, os preços das carnes bovinas continuarão a segurar a inflação nos próximos meses devido ao excesso de gado para abate; pois, com uma oferta maior os produtores terão menos espaço para elevar os preços.

Para hoje está previsto, na agenda brasileira, o leilão do Tesouro e a divulgação do balanço da Gerdau. Já no exterior, teremos pedidos à indústria e seguro desemprego nos EUA, o PMI de serviços na China e a reunião do Banco Central Europeu.

Caso estes indicadores venham bons, teremos uma melhora no otimismo em relação aos rumos da economia mundial e, com isso, um cenário propício para novas altas nas taxas de juros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário