segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Economia e mercado de taxa de juros – 24/09/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

SÃO PAULO - 24 de setembro: China e Europa sobrepõem o indicador de preços e o aumento nas expectativas de inflação e taxa de juros no boletim Focus.

Reunidos no fim de semana, Merkel e Hollande não chegaram a um acordo em relação ao cronograma que dará inicio a uma supervisão conjunta do setor bancário europeu.

Com isso, o cenário para os preços das commodities é de baixa o que pressiona menos a alta nas taxas de juros aqui no Brasil.

Na Europa também tivemos a divulgação do indicador de clima empresarial alemão, IFO, que ficou em 101,4 – abaixo dos 102,5 estimados pelos analistas consultados pela Bloomberg e dos 102,3 registrados em agosto.

Ainda nesta semana teremos dados de confiança no continente.

Na China, de acordo com a Bloomberg – citando a pesquisa da CBB International, os industriais e varejistas chineses estão menos otimistas com as vendas em relação ao último levantamento realizado há 3 meses atrás e estão cortando empregos.

A noite, será divulgado o índice de antecedentes da economia asiática.

Nos EUA tivemos o nível de atividade medido pelo Fed Chicago de agosto, que ficou em -0,87 ante os -0,13 de julho, e o nível de atividade manufatureira Fed Dallas que ficou em -0,9 em setembro ante -1,6 de agosto. Na semana teremos a divulgação do PIB do país.

Aqui no Brasil o destaque da semana ficará para o relatório trimestral de inflação a ser divulgado pelo Banco Central na próxima quinta-feira.

Por outro lado tivemos na manhã de hoje a divulgação do IPC-S da quadrissemana encerrada no dia 22 de setembro que registrou alta de 0,53 por cento e veio acima do 0,49 por cento apurado no levantamento anterior. O item que mais puxou os preços foi o grupo Alimentação.

Portanto, a piora lá fora prevalece no mercado de juros no dia de hoje, tornando a alta nos preços praticamente sem efeito na sessão de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário