O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Economia e mercado de taxa de juros – 24/09/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
SÃO PAULO - 24 de setembro: China e Europa sobrepõem o indicador de preços e o aumento nas expectativas de inflação e taxa de juros no boletim Focus.
Reunidos no fim de semana, Merkel e Hollande não chegaram a um acordo em relação ao cronograma que dará inicio a uma supervisão conjunta do setor bancário europeu.
Com isso, o cenário para os preços das commodities é de baixa o que pressiona menos a alta nas taxas de juros aqui no Brasil.
Na Europa também tivemos a divulgação do indicador de clima empresarial alemão, IFO, que ficou em 101,4 – abaixo dos 102,5 estimados pelos analistas consultados pela Bloomberg e dos 102,3 registrados em agosto.
Ainda nesta semana teremos dados de confiança no continente.
Na China, de acordo com a Bloomberg – citando a pesquisa da CBB International, os industriais e varejistas chineses estão menos otimistas com as vendas em relação ao último levantamento realizado há 3 meses atrás e estão cortando empregos.
A noite, será divulgado o índice de antecedentes da economia asiática.
Nos EUA tivemos o nível de atividade medido pelo Fed Chicago de agosto, que ficou em -0,87 ante os -0,13 de julho, e o nível de atividade manufatureira Fed Dallas que ficou em -0,9 em setembro ante -1,6 de agosto. Na semana teremos a divulgação do PIB do país.
Aqui no Brasil o destaque da semana ficará para o relatório trimestral de inflação a ser divulgado pelo Banco Central na próxima quinta-feira.
Por outro lado tivemos na manhã de hoje a divulgação do IPC-S da quadrissemana encerrada no dia 22 de setembro que registrou alta de 0,53 por cento e veio acima do 0,49 por cento apurado no levantamento anterior. O item que mais puxou os preços foi o grupo Alimentação.
Portanto, a piora lá fora prevalece no mercado de juros no dia de hoje, tornando a alta nos preços praticamente sem efeito na sessão de hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário