Por Carlos Soares Rodrigues,
Apesar das tensões no cenário político as taxas futuras apresentaram estabilidade nos vértices mais longos. Declarações do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, informando gastos irregulares na ordem de R$ 26 bilhões nas contas públicas de 2014 e o voto favorável a abertura do processo de cassação do mandato da presidente e de seu vice pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e João Otávio de Noronha, interrompido com o pedido de vista (grosso modo prolongamento do prazo para a abertura do processo) do ministro Luiz Fux, não foram suficientes para abalar o humor dos investidores no mercado de renda fixa.
Com isso, os títulos de Tesouro IPCA + com Juros Semestrais 2050 (NTNB) encerraram cotados, a R$ 2.480,02 na venda (link – atualizado em: 13-08-2015 17:54:54), representando uma ligeira alta de 0,17% em relação ao fechamento de ontem.
Para esta sexta-feira, além do noticiário político local, teremos, por volta das 9:30, a divulgação do índice de preços ao produtor nos EUA. Caso o resultado venha acima das expectativas poderemos ter uma pressão altista por aqui, decorrente dos prováveis reflexos sobre as taxas dos Treasuries, podendo levar a uma queda nas cotações das NTN-Bs.
Ainda não vejo espaço para uma continuidade no movimento de alta registrado nestes últimos dois dias. Minha avaliação é de que a instabilidade no cenário político, que poderá recrudescer nos próximos dias, voltará a pressionar as taxas de juros futuras impactando o retorno das NTN-Bs. De qualquer forma, para um investimento de longo prazo vale a aposta, pois os preços destes papéis têm se apresentado bem atrativos e poderão auferir ganhos interessantes nos próximos anos.
Abaixo o retorno dos títulos disponibilizados pelo Tesouro Direto - também disponíveis no link. Para melhor visualizar a tabela basta clicar sobre a imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário