quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Morning Call - 07/11/2018

Responsive image

Por Carlos Soares, CNPI


As eleições nos EUA confirmaram o domínio republicano no Senado e os democratas ganhando força na Câmara norte-americana.

Embora represente uma derrota para a gestão Trump, a ascensão democrata pode ser positiva, no médio prazo, para os ativos globais uma vez que dificultará o avanço das medidas inflacionárias relacionadas à política do "America First" e deve contribuir para que o Federal Reserve siga normalizando a política monetária em um ritmo gradual.

Com isso, se observa um movimento de alta nos mercados acionários globais nesta manhã de quarta-feira (07) que deve ajudar nos negócios por aqui.

Passando para o front local, a falta de sincronia do novo governo em relação ao posicionamento em torno da reforma da Previdência se somou ao tom de cautela no exterior devido as eleições norte-americanas e levou os juros futuros encerrarem em alta na sessão desta terça-feira (06), segundo noticiado.

Na agenda econômica os destaques de hoje ficam para o IPCA de outubro, às 9h00, que, segundo estimativas, deve registrar alta próxima a 0,55%, além dos dados de produção e vendas de veículos (também de outubro) que devem sinalizar alguma retomada da atividade econômica do nosso país.

Mesmo com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, declarando que o texto a ser aprovado será o "possível e não o ideal", com pontos devendo ser aprovados ainda neste ano, sigo otimista em relação ao cenário prospectivo de reformas.

Considerando que um dos principais pontos do projeto em trâmite no Congresso, a idade mínima de aposentadoria, é superior a idade defendida pelo futuro presidente, pode não ser a "ideal" em seu ponto de vista, mas será o bastante para ajudar a conter a deterioração das contas públicas.

Diante disso, vislumbro que o viés segue positivo para os ativos locais, sem descartar pressões pontuais decorrentes do cenário geopolítico externo no curto prazo.

Pensando em fazer seu dinheiro render mais com a mesma segurança da poupança?





Bom dia e bons investimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário