sábado, 27 de março de 2010

RESUMO DO MERCADO ACIONÁRIO DE 22/03 a 26/03/2010

O Ibovespa encerrou a semana com perdas de -0,22% em virtude do movimento de venda dos investidores que foram impulsionados pela expectativa do anuncio do pacote de ajuda ao governo grego e pelo rebaixamento da nota de crédito de Portugal. Incertezas sobre o desenrolar da crise fiscal dos PIIGS (acrônimo em inglês que tem designado Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha - países que estão enfrentando dificuldades com suas dívidas no pós-crise) têm reduzido o apetite dos investidores por papéis de riscos mais elevados como as ações brasileiras o que têm levado a depreciação da bolsa brasileira. Por outro lado dados sobre o aumento de expectativa dos consumidores americanos pode influenciar no retorno do investidor estrangeiro nos próximos dias o que trará um certo fôlego para o mercado acionário brasileiro. Já no âmbito doméstico verificou-se, segundo sondagem da Confederação Nacional da Indústria, um aumento na expectativa de elevação da demanda doméstica para os próximos meses o que pode influenciar na decisão de elevar os investimentos gerando um impacto positivo no emprego e renda local. Isso torna o cenário para os próximos meses bem promissor para a economia doméstica.

As cinco maiores altas do Ibovespa do pregão de sexta-feira ocorreram nos papéis: Gerdau PN - GGBR4 (3,18%), Eletrobras ON - ELET3 (2,9%), Usiminas ON - USIM3 (2,86%), Net PN N2 - NETC4 (2,85%) e Gerdau Met PN - GOAU4 (2,53%).

Já as maiores baixas se concentraram nos papéis: JBS ON - JBSS3 (-4,58%), Rossi Resid ON - RSID3 (-3,58%), Lojas Renner ON - LREN3 (-2,69%), Petrobras PN -PETR4 (-1,99%) e Brasil Telecom PN - BRTO4 (-1,98%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário