A taxa de desemprego no mês de maio foi de 6,4%, estável em relação ao mês de abril, contudo 2,5% superior ao verificado em maio de 2010 e representou a menor taxa para o mês desde o início da série histórica.
Quanto a taxa de desocupação mensal, a cidade do Rio de Janeiro apresentou a maior alta ao registrar um acréscimo de 0,60 p.p. na taxa em relação ao apurado no mês de abril. Por outro lado, a maior queda na taxa ficou para a cidade do Recife que registrou uma redução de 0,70 p.p. ao verificado no mês anterior.
Dentre os setores pesquisados, o destaque positivo na variação da população ocupada ficou para o setor de educação que apresentou uma alta de 2,30% em relação ao mês de abril. Já o destaque negativo ficou para o setor de outros serviços que registrou uma queda mensal de -2,09%.
Já na variação anual da população ocupada tivemos como destaque positivo o setor de comércio – fortemente beneficiado pela recuperação no consumo do mercado interno – que registrou um aumento de 5,20% em relação ao mês de maio de 2010. Na outra ponta os setores de saúde, administração pública e serviços domésticos registraram juntos, uma retração de -3,70% em relação ao nível verificado no ano anterior.
Podemos verificar no gráfico a seguir a queda na participação dos serviços domésticos, educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social em relação a 2010:
Acredito que diante dos sinais de um aperto monetário menor daqui para frente, juntamente, com a continuidade dos investimentos, poderemos ter uma continuidade na tendência de queda da taxa de desemprego, o que beneficiará, sobretudo, os setores mais voltados ao mercado interno como comércio e serviços prestados às empresas.
Fontes de referência
IBGE. Indicadores IBGE: Pesquisa Mensal de Emprego - Maio 2011. Rio de Janeiro: Pesquisa Mensal de Emprego, jun. de 2011.
______. Dados PME. Rio de Janeiro: Pesquisa Mensal de Emprego, jun. de 2011.
O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
domingo, 26 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Ficaria muito contente se o "consumo" por conhecimento aumentasse, gerando a valorização da Educação que está tão defasada em nosso país!!
ResponderExcluirGostei do Post!
Abraços,
William
www.alousasumiu.blogspot.com