domingo, 25 de setembro de 2011

Análise de Conjuntura: Emprego no Brasil – Agosto/2011

A taxa de desemprego no mês de agosto ficou em 6,0%, a exemplo dos outros meses, é a menor para o mês desde o início da série. O resultado ficou estável em relação ao mês de junho, mas foi 0,7 ponto base inferior ao verificado em agosto de 2010.


Das seis regiões pesquisadas, os destaques continuaram sendo as cidades de Recife e Salvador. A taxa de desocupação apresentou, na base anual, respectivamente, um recuo de 2,3 pontos percentuais e 2,8 pontos percentuais.

No confronto anual, os grupamentos de atividade que apresentaram a maior variação foram de construção, serviços prestados às empresas e comércio, que registraram, respectivamente, alta de 7,2%, 5,0% e 3,2% em relação a agosto de 2010.


Embora tenha permanecido estável, o desemprego ainda tende a continuar diminuindo até meados de dezembro. Contudo, diante da piora no cenário externo e da possibilidade de redução no consumo devido ao aumento nos preços, poderemos ter uma redução na intensidade de queda da taxa de desocupação do país. De qualquer forma, as perspectivas para os próximos meses, mesmo em menor intensidade, permanecem positivas.

Fontes de referência

IBGE. Indicadores IBGE: Pesquisa Mensal de Emprego - Agosto 2011. Rio de Janeiro: Pesquisa Mensal de Emprego, set. de 2011.

______. Dados PME. Rio de Janeiro: Pesquisa Mensal de Emprego, set. de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário