segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 16/09/2011

O cenário externo continuou preocupante no decorrer da última semana e levou as autoridades monetárias da Europa, Estados Unidos, Japão, Suíça e da Inglaterra se reunir para coordenar medidas de ajuda aos bancos europeus ameaçados pelo possível calote grego.

Dados da economia americana e indicadores de atividade de emprego (CAGED) e atividade (IBC-BR) brasileiros também apontam para um quadro econômico acomodativo e levou a queda nos vértices mais curtos. Para o longo prazo, diante das incertezas, os juros apresentaram alta, mas ainda ficando levemente abaixo dos patamares verificados em duas semanas atrás.


As expectativas de inflação para os próximos doze meses e para 2012 continuaram se deteriorando diante das apostas de novos cortes das taxas de juros. Uma vez configurado um cenário de quebras nas safras e consumo estável, o mercado acredita que com novos cortes os preços poderão ter um recrudescimento nos próximos meses.


Incertezas em torno da recuperação norte americana e do desenrolar da crise fiscal na Europa poderão levar a novas quedas nas curvas de juros nesta semana.

Referência bibliográfica

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.

__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp

BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário