segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 02/09/2011

O mercado que já estava em forte tendência de baixa em virtude da pressão externa, teve, com a decisão do Copom, seu tiro de misericórdia. O corte de 0,5 ponto da taxa Selic frustrou as expectativas do mercado financeiro, que esperava um corte máximo de 0,25 pontos percentuais ou até mesmo na manutenção dos juros até a próxima reunião que será realizada dias 18 e 19 de outubro. Por outro lado, a decisão agradou o setor produtivo que espera a continuidade da atividade econômica com essa menor pressão dos juros. Contudo, dados recentes apontam para uma pressão inflacionária nos alimentos e combustíveis em virtude das quebras ocorridas na safra neste ano. Além disso, estamos diante de um mercado de trabalho ainda aquecido, o que poderá ser um fator adicional na pressão dos preços nos próximos meses. De qualquer forma o cenário recessivo externo e a decisão da autoridade monetária derrubaram as taxas de juros na última semana, mas com uma ligeira sinalização de alta nos vértices longos – conforme gráfico a seguir:
A decisão do Copom, considerada agressiva pelo mercado financeiro, minou a confiança dos agentes em relação ao cumprimento da meta de inflação para o próximo ano e levou a uma nova alta nas expectativas para 2012 que passaram de 5,20% para 5,32%. Abaixo o comportamento das perspectivas do mercado em relação ao IPCA nos últimos meses:
Sem sinais de melhora lá fora o mercado de taxa de juros brasileiro continua sua trajetória descendente. Esse movimento só começará a se reverter quando tivermos os primeiros sinais de pressão inflacionária, que poderão se iniciar nos próximos meses com os efeitos dos choques agrícolas sobre o consumo no país. Referência bibliográfica BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000. __________________. Focus – Relatório de Mercado. Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp FIESP. Nota Oficial: Taxa Selic. São Paulo: 31/08/2011 – disponível em: http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2011/08/31/copom_reducao_positiva_mas_insuficiente_diz_ometto.ntc Leonel, Josué. Juros: DI cai com quadro externo ‘semelhante’ ao cenário do BC. Bloomberg: 05/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário