terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 25/11/2011

Na semana que antecede a reunião que definirá as taxas de juros para os próximos 45 dias, o mercado aumentou suas apostas num corte mais intenso. Colaborou para que as taxas se fechassem ainda mais no decorrer da última semana o agravamento da crise europeia, cujos reflexos já começam a atingir países mais importantes como a Holanda e a França. Itália passou a ser o centro das atenções e teve seus títulos soberanos negociados a taxas recordes, o que sinaliza um aumento na aversão aos papéis em virtude do agravamento da situação fiscal do país.


Cortes nas taxas de juros poderão favorecer para algum repique inflacionário no médio/longo prazo, o que levou a uma ligeira abertura nas taxas cobradas pelas NTN-Bs.


Inflação implícita refletindo o pessimismo quanto ao cenário externo nos vértices mais curtos. Já para os demais vértices a expectativa é de que tenhamos algum repique nos preços por conta de uma provável retomada na atividade doméstica.


As expectativas de inflação apuradas pelo Boletim Focus praticamente permaneceram inalteradas.



A divulgação da mudança no calculo do IPCA que passará a vigorar a partir de 2012 poderá continuar trazendo algum alento nas taxas de juros nos próximos meses. Por conta disso já pudemos verificar que os vértices prosseguiram fechando nesta semana e, diante de resultados de emprego da economia norte americana e do desenrolar da crise na Europa, o movimento poderá ser intensificado até o final desta semana.

Referência bibliográfica

ANDIMA. Estrutura a Termo das Taxas de Juros Estimada. Disponível em: http://www.andima.com.br/est_termo/Curva_Zero.asp

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.

__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp

BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário