terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mercado de Taxas de Juros: 22/11/2011

Mesmo com a deterioração nas expectativas em torno da crise europeia as projeções para as taxas de juros pouco se alteraram em relação a última semana.


A exemplo da estrutura a termo as taxas das NTN-Bs pouco se moveram e, ligeiramente, fecharam nos vértices mais longos. Já nos vértices mais curtos as taxas se abriram discretamente.


Ao contrário dos demais indicadores, o pessimismo pegou em cheio na inflação implícita e fez com que todos os vértices fechassem na última semana. A boa notícia é que agora os preços encontram-se dentro do limite superior da meta estabelecida pela autoridade monetária – em 6,5%.


Sem grandes novidades em relação as expectativas de inflação apuradas pelo Boletim Focus. Ligeira queda nas expectativas para 2012 que passaram de 5,56% para 5,55%.


Indicadores de atividade nos EUA, deterioração nas expectativas em torno da crise agora afetando a Holanda e França, começaram a agitar o mercado nesta semana. A perspectiva é de que tenhamos mais uma semana de queda nas expectativas de juros e inflação.

Referência bibliográfica

ANDIMA. Estrutura a Termo das Taxas de Juros Estimada. Disponível em: http://www.andima.com.br/est_termo/Curva_Zero.asp

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.

__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp

BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário