Como previsto na semana anterior, os juros mantiveram-se em sua trajetória de queda. Contudo, a intensidade com que foi essa queda surpreendeu e levou os vértices mais longos na região dos 10%. O clima econômico no Mediterrâneo continua quente. A crise seguiu da Grécia para a Itália e culminou com a queda do 2º premiê do continente. Após a perda da maioria no parlamento, o primeiro ministro, a exemplo do colega grego, pediu renuncia ao cargo e deu lugar ao economista Mario Monti.
Aqui no Brasil tivemos a divulgação – diga-se de passagem, antecipada pelo vazamento das informações – do IPCA do mês de outubro. Também como previsto no último post, o indicador apresentou sinais de desaceleração e abre espaço para maiores cortes nos juros nos próximos meses.
As taxas das NTN-Bs fecharam nos vértices “intermediários” diante das expectativas de maiores cortes nas taxas de juros.
Cortes nos juros podem trazer alguma aceleração, ainda que branda, na inflação. Com isso, podemos verificar que a inflação implícita abriu um pouco nos vértices mais longo.
As expectativas para 2011, próximos 12 meses e 2012 desaceleraram diante do pessimismo em torno do agravamento da crise na Europa. O cenário recessivo leva ao aumento no desemprego e dificulta o aumento nos preços da economia. Abaixo as expectativas apuradas na última pesquisa Focus do Banco Central:
Indicadores de preços no Brasil, de atividade nos Estados Unidos e o desenrolar da crise europeia ditarão os rumos dos negócios nesta semana. Novamente, mesmo se aproximando de um ponto psicológico importante, a expectativa é de que tenhamos novas mínimas nas taxas de juros.
Referência bibliográfica
ANDIMA. Estrutura a Termo das Taxas de Juros Estimada. Disponível em: http://www.andima.com.br/est_termo/Curva_Zero.asp
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000.
__________________. Focus – Relatório de Mercado.
Disponível em: http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/readout.asp
BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS. Taxas Referenciais BM&F. Disponível em: http://www2.bmf.com.br/pages/portal/portal/boletim1/TxRef1.asp
O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário