Bem-vindo ao Econocratum. Nosso propósito é ir além dos números, conectando a análise econômica com a reflexão crítica sobre o mercado financeiro. Aqui, você encontra insights sobre investimentos, política e o papel do capital na sociedade. Traduzimos o complexo de forma acessível, buscando entender as causas e os impactos por trás de cada dado. Se você procura um conteúdo que une técnica e questionamento, este é o seu espaço.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Mercados de taxa de juros – 09/02/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
IPC-Fipe comedido e especulações em torno de uma possível mudança nas regras da caderneta de poupança ditam os rumos dos negócios no mercado de taxa de juros no dia de hoje.
A inflação ao consumidor da cidade de São Paulo, medida pela FIPE, apresentou alta de 0,42 por cento até a quadrissemana encerrada no dia 07 de fevereiro. O resultado veio abaixo das expectativas apuradas pela Bloomberg que era de uma alta de 0,57 por cento. Contribuíram para a desaceleração do índice os grupos Alimentação e Transportes.
Rumores de que a presidente Dilma Roussef anuncie mudanças nas regras da caderneta de poupança também contribuíram para a queda nas taxas de juros futuros no dia de hoje. Acredita-se que pela vontade da presidente esta mudança ocorra ainda neste ano o que possibilitará maiores cortes na Selic e, caso aproveda, diminuirá a inclinação da curva de juros com a redução dos vértices mais longos da estrutura a termo.
O cenário que se configura, portanto, é de continuidade na queda das taxas de juros uma vez que o governo vem agindo no sentido de possibilitar que a autoridade monetária tenha mais liberdade para maiores cortes na Selic. Para muitos a atual regra de calculo de remuneração da caderneta de poupança é o grande empecilho que impede a taxa básica ficar, em termos anuais, abaixo de 8,5 por cento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
Tesouro Direto Hoje – 26/09/2025
Análise Tesouro Direto: Queda dos Juros e o Efeito Marcação a Mercado Tesouro ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário