O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Mercados de taxa de juros – 08/02/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
Inflação abaixo das expectativas e a sondagem do banco central brasileiro junto ao mercado a respeito da taxa neutra de juros e de desemprego contribuíram para a queda dos juros no dia de hoje.
O IPC-S recuou de 0,81 para 0,46 por cento no período até 07 de fevereiro; as estimativas da Bloomberg apontavam para uma alta de 0,65 por cento. O grupo Educação foi o que mais se destacou recuando de 4,9 para 2,72 por cento.
A sondagem do banco central brasileiro junto ao mercado quanto ao nível atual da taxa neutra de juros e da NAIRU também causou estranheza e levou os investidores a apostarem em maiores cortes das taxas de juros.
A taxa neutra seria a menor taxa de juros que não gere riscos de inflação para a economia. Já a NAIRU ou taxa de desemprego natural seria o menor nível de desemprego que a economia suporta sem que ocorram pressões inflacionárias.
Com as mudanças da economia brasileira ocorridas nos últimos anos acredito que tanto a taxa neutra de juros quanto a NAIRU (taxa de desemprego natural) encontra-se em níveis inferiores ao que acreditavam ser em décadas anteriores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário