O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Mercados de taxa de juros – 07/01/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
Receios de uma possível desaceleração da economia global voltam a derrubar as taxas de juros na sessão de hoje.
Apesar dos esforços de Alemanha e França, a greve geral na Grécia juntamente com o impasse entre o governo Papademos com os lideres políticos continuam a azedar o humor do mercado.
Um eventual default na dívida grega poderá levará os investidores a uma fuga em massa para ativos mais seguros e prejudicando o crescimento da economia mundial. Com o cenário recessivo as taxas de juros tenderão a recuar devido a necessidade de reativar a economia e também pelo menor risco de alta da inflação.
Além disso, teremos também a fala do presidente do Banco Central norte-americano, Ben Bernanke, ao Senado onde comentará sobre as perspectivas da economia americana.
Caso o pronunciamento seja aquém das expectativas do mercado as taxas intensificarão o movimento de baixa das taxas de juros já verificado nos últimos dias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário