O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Mercados de taxa de juros – 13/02/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
Melhora no cenário externo após a aprovação das medidas de austeridade fiscal na Grécia e continuidade das projeções de inflação acima da meta elevaram os juros futuros na sessão de hoje.
A aprovação das medidas de austeridade na Grécia permitirá ao país receber a ajuda de cerca de € 130 bilhões que darão folga para quitar os € 14,5 bilhões em títulos que vencerão em 20 de março. Com isso, diminui um pouco as preocupações dos investidores quanto a um contágio da crise para outros países, pois um eventual calote grego fecharia o mercado de financiamento de dívidas para países como Portugal, Itália e Espanha.
Diante da melhora no humor dos investidores a tendência é de que tenhamos uma recuperação nos preços das commodities e um fator de pressão para a alta da inflação aqui no Brasil.
Por falar de inflação o mercado continua apostando num IPCA acima da meta para 2012. De acordo com o último boletim Focus, o mercado espera que a inflação fique em 5,29 por cento em 2012 e 5,00 por cento em 2013 – contra uma meta de 4,50 por cento. Vale ressaltar que o teto máximo da meta do governo é até 6,50 por cento.
Acredito que com a melhora do cenário externo e com as quebras nas safras devido aos problemas climáticos enfrentados no início deste ano, possamos ter algum repique inflacionário nos próximos meses que poderá levar ao aumento nos vértices mais longos das curvas de juros futuros.
Na sessão de sexta, apesar da alta apresentada no início do pregão, as taxas de juros fecharam em baixa nos vértices longos impactadas pela deflação registrada na primeira prévia do Índice Geral de Preços - Mercado de fevereiro (IGP-M).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário