O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Mercados de taxa de juros – 14/05/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
SÃO PAULO - 14 de maio: Queda nas expectativas de inflação e piora no cenário externo derrubam os juros futuros no dia de hoje.
O mercado reduziu a projeção da Selic para 2012 em 8,0 por cento. O resultado veio abaixo dos 8,5 por cento estimados no último levantamento. Dentre os fatores que contribuíram para a queda das taxas estão a piora do cenário externo e as declarações do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que reafirmou a necessidade da autoridade monetária ter que reduzir os juros nos próximos encontros.
Por falar em piora externa, tivemos na manhã de hoje a divulgação da produção industrial da zona do Euro que registrou queda de 0,3 por cento no mês de março em relação ao mês anterior. O resultado apenas contribuiu para a piorar o humor do mercado já abalado pelos boatos de uma possível saída da Grécia do bloco econômico.
As eleições regionais na Alemanha apontaram para o enfraquecimento da primeira ministra, Angela Merkel, cujo partido foi derrotado na principal região do país.
Na China o corte do compulsório bancário que foi, segundo a Bloomberg, o terceiro consecutivo em seis meses está derrubando os preços das commodities. A medida veio após a queda, acima do esperado, na produção industrial, nos empréstimos e nas vendas no varejo do país.
O cenário externo recessivo, portanto, está contribuindo para a redução das expectativas de inflação aqui no Brasil e isso tem colaborado para as sucessivas quedas nas taxas de juros futuras em nosso mercado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário