O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Mercados de taxa de juros – 10/07/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
SÃO PAULO - 10 de julho: IPCA comedido e divulgação de indicador mostrando desaceleração na economia chinesa derrubam os juros futuros no dia de hoje.
A divulgação do IPCA de junho na última sexta-feira mostrou que a crise externa começa a dar as caras em nossa economia e a impactar nos preços praticados no país.
Impulsionado pela queda dos veículos, o grupo Transportes vem apresentando forte recuo nos últimos meses. A queda é explicada pela redução dos preços dos veículos novos e usados cuja baixa nas exportações gerou aumento nos estoques nos pátios das montadoras.
De acordo com uma média de 12 meses dos dados divulgados pela Anfavea, dessazonalizados, podemos verificar que as exportações de veículos leves vêem apresentando uma forte tendência de queda desde novembro de 2010.
Indicador da balança comercial chinesa divulgado hoje corrobora a queda das exportações brasileiras, pois, além do impacto da crise européia, a redução das importações chinesas só piora ainda mais a situação de nossa indústria o que contribui para maiores quedas nos preços e, consequentemente, nas taxas de juros de nosso país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário