quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mercados de taxa de juros – 12/07/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

SÃO PAULO - 12 de julho: O recuo nas vendas do varejo contribuiu para queda das taxas futuras de juros no dia de ontem. O indicador deixa claro a queda no nível de atividade brasileiro e abre espaço para maiores cortes na taxa Selic – por sinal reduzida em meio ponto percentual no encontro de ontem e que agora encontra-se em 8% ao ano.

Apesar da pequena melhora no volume médio dos últimos 12 meses, podemos notar no gráfico abaixo que as vendas no comércio varejista mantém a tendência de baixa.


A sinalização de maiores cortes na meta da taxa Selic pressiona as taxas de juros no dia de hoje e ofusca o IBC-Br divulgado há pouco pelo Banco Central cuja queda de 0,02% no mês de maio veio abaixo das expectativas do mercado que giravam em torno de uma queda de 0,40%.

Apesar da melhora e a exemplo do indicador de vendas no comércio, podemos notar o claro recuo no nível de atividade brasileiro.


O recuo nos pedidos de auxilio desemprego nos EUA, além da divulgação da Ata do Fed – que não deu sinais de que adotará mais medidas de estimulo econômicos, poderão dar um gás nos negócios no dia de hoje e abrir as taxas no mercado de juros futuros. Divulgação do PIB chinês e o resultado fiscal nos EUA também ditarão os rumos dos juros ao longo do dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário