sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mercados de taxa de juros – 13/07/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

SÃO PAULO - 13 de julho: Os juros futuros apresentaram na sessão de ontem o movimento de baixa nas taxas curtas e de alta nas taxas longas.

A piora do cenário externo com indicadores decepcionantes nos EUA e, também, a sinalização do Copom de que reduzirá ainda mais a meta da taxa Selic justifica a queda das taxas no curto prazo.

Já a abertura das taxas de longo prazo da curva a termo pode ser explicada pelo IBC-Br que, apesar de ter recuado 0,02 por cento no mês de maio, veio acima das projeções do mercado. Esse “bom” resultado da atividade brasileira reacende as preocupações em torno de uma possível pressão inflacionária no médio/longo prazo e da necessidade do Banco Central voltar a elevar a meta da taxa de juros básica.

Dados fracos na economia chinesa reacendeu as especulações de que o governo do país asiático adote medidas para reativar a atividade econômica. Com isso os juros futuros poderão apresentar um movimento de alta no dia de hoje, uma vez que qualquer medida expansionista levará o país a aumentar sua demanda interna por commodities e pressionar os preços por aqui.

Inflação ao produtor e o índice de confiança de Michigan a serem divulgados nos EUA, além da repercussão do reajuste dos combustíveis anunciado pela Petrobrás, também ditarão os rumos dos negócios ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário