Bem-vindo ao Econocratum. Nosso propósito é ir além dos números, conectando a análise econômica com a reflexão crítica sobre o mercado financeiro. Aqui, você encontra insights sobre investimentos, política e o papel do capital na sociedade. Traduzimos o complexo de forma acessível, buscando entender as causas e os impactos por trás de cada dado. Se você procura um conteúdo que une técnica e questionamento, este é o seu espaço.
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Economia e mercado de taxa de juros – 21/08/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
SÃO PAULO - 21 de agosto: Com agenda fraca os juros operam beirando a estabilidade.
As atenções dos investidores estarão voltadas para a visita do premiê de Luxemburgo e líder do grupo dos ministros das finanças europeus, Jean-Claude Juncker, a Grécia no dia de amanhã.
Ainda na Europa, as atenções também se voltam para o encontro de Angela Merkel com François Hollande marcado para ocorrer em Berlim no dia 23.
Durante estes encontros, sempre espera-se que ocorram acordos para solucionar o imbróglio das finanças dos países em dificuldade no continente e, com isso, retomar a confiança dos investidores perante os ativos de maiores riscos.
Retomada na confiança e busca por ativos de maiores riscos levam a uma alta nos preços das commodities e das ações ao redor do mundo. Essa alta nas ações gera, psicologicamente, um efeito riqueza e traz consigo o aumento na propensão a consumir na economia que, acompanhada pelo aumento das matérias-primas - via repasse da elevação dos preços das commodities, faz com que a ameaça inflacionária retorne e pressione as taxas de juros futuras.
Diante das expectativas de que tenhamos a aprovação de novas medidas de ajuda aos países europeus e com as commodities sendo pressionadas também pelos problemas climáticos, vejo que no dia de hoje teremos mais um dia propício de alta nas taxas futuras de juros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
Tesouro Direto Hoje – 26/09/2025
Análise Tesouro Direto: Queda dos Juros e o Efeito Marcação a Mercado Tesouro ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário