quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Economia e mercado de taxa de juros – 22/08/2012


Por Carlos Soares Rodrigues,

SÃO PAULO - 22 de agosto: Com os preços dos alimentos dando sinais de que irão pressionar menos o IPCA, os juros futuros recuam nos prazos mais curtos. Contudo, como o cenário inflacionário futuro continua incerto as taxas se mantém pressionadas nos vértices mais longos no dia de hoje.

Devido ao aumento do item Transportes, o IPCA-15 registrou alta de 0,39 por cento no mês de agosto. Na outra ponta, o grupo Alimentação recuou, segundo o IBGE, devido a queda nos preços do feijão-carioca, batata inglesa e das carnes. Estes produtos, ao contrário dos derivados de soja e milho, não vêm sofrendo com as quebras nos EUA e, por isso, continuam mantendo seus preços comedidos.


Já no exterior, foi divulgado o saldo da balança comercial japonesa que mostrou queda de 12 por cento nas exportações para a China no mês de julho.

Dados do setor imobiliário norte americano também não agradaram no dia de hoje. As revendas de imóveis registraram alta de 2,3 por cento no mês de julho e foi abaixo dos 3,2 por cento estimados pela agência de notícias Bloomberg.

Receios de que a economia mundial ainda demorará para retomar seu crescimento contribui para a queda das taxas curtas no dia de hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário