O Econocratum nasceu da vontade de olhar o mercado financeiro além dos números, conectando análise econômica com reflexão crítica. Aqui compartilho insights sobre investimentos, política econômica e o papel do capital na sociedade, sempre buscando traduzir o complexo de forma acessível. Mais do que acompanhar indicadores, a proposta é entender causas, impactos e contradições. Se você busca conteúdo que une técnica, questionamento e contexto, este espaço é pra você.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Economia e mercado de taxa de juros – 23/08/2012
Por Carlos Soares Rodrigues,
SÃO PAULO - 23 de agosto: A espera do anuncio de medidas de estímulos a economia chinesa, européia e norte americana, os juros futuros sinalizam para uma ligeira alta no dia de hoje.
A ata do Fed, divulgada ontem, apontou que alguns membros do conselho estão julgando que estímulos adicionais “deveriam ser assegurados muito em breve”.
Juntamente com essa declaração, indicadores divulgados hoje pela manhã reforçaram as especulações em torno do anúncio das medidas de ajuda econômica. Saíram dados de seguro-desemprego apurado até 11 de agosto (3.317 ante estimativa de 3.300), vendas de moradias novas em julho (3,6% ante estimativa 4,3%) e preços de imóveis referentes ao 2º trimestre de 2012 (1,8 por cento ante estimativa 2,6 por cento).
Na China, foi divulgado o PMI HSBC industrial de agosto que ficou em 47,8 – abaixo dos 49,3 de julho, o que reforçou as expectativas em torno de um pacote chinês de ajuda a economia local. Além disso tivemos as declarações do presidente do Banco Central, PBoC, Zhou Xiaochuan, que disse que os ajustes nos juros e nos compulsórios ainda são possíveis.
Na Europa, o indicador PMI da região também sinalizou contração na indústria e nos serviços.
Por aqui, tivemos a divulgação do IPC-S da quadrissemana encerrada no dia 22/08 que registrou alta de 0,34 por cento e veio ligeiramente abaixo dos 0,36 por cento estimados pelo mercado.
A exemplo do IPCA-15, divulgado ontem, o destaque de baixa ficou para o grupo Alimentação que sofreu desaceleração em virtude do comportamento dos preços das hortaliças e legumes. O grupo Transportes, como no resultado de ontem, também esboça uma recuperação com os preços dos veículos novos e usados voltando a subir.
Pelo segundo mês seguido o IBGE não divulgou a taxa nacional de desemprego no país. Ficaram fora da apuração de julho as cidades do Rio de Janeiro (pela segunda vez) e Salvador.
Diante dos sinais de medidas de ajuda econômica e com a nossa economia esboçando recuperação, os juros poderão continuar seu movimento de alta até o final do dia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Melhora de margens agrada, mas top line e crédito ficam no radar A Lojas Renner, Maior varejista de modas do país, apresentou mais uma v...
-
Tesouro Direto < Mapa do Tesouro Semana de 18 a 25 de maio de 2018 Por Carlos Soares, CNPI Em meio ao ambiente de incertez...
-
Por Carlos Soares Rodrigues, O mercado de taxa de juros recua diante da divulgação do tão aguardado Orçamento de 2012 e também pelo bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário